Páginas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A verdadeira história da Bíblia de Estudo de DAKE

Por D. S. Castro
(Artigo ainda não concluído)*


Segundo informa o Mensageiro da Paz de outubro de 2009, em matéria publicada à página 8 da referida edição, a primeira tiragem do mais novo empreendimento editorial da CPAD, a Bíblia de Estudo Dake, esgotou-se ainda no mês de lançamento. Em um Jantar para livreiros, realizado após o Culto que a CPAD promove anualmente durante a Expocristã – onde vários membros da Casa estiveram presentes, dentre eles os responsáveis pelo projeto – o consultor doutrinário da Casa, Pastor Antônio Gilberto, declarou: “Depois que adquiri a obra, passei seis anos só estudando os recursos da Bíblia [de Estudo de Dake]. É uma obra extraordinária que com certeza vai enriquecer os estudantes da Palavra de Deus no Brasil e em todos os demais países de língua portuguesa”. Em edição anterior do mesmo periódico que, vale lembrar, é publicação oficial das Assembléias de Deus no Brasil, Pr. Gilberto já havia afirmado que conhecera a Bíblia de Estudo de Dake em 1969, há exatamente 40 anos, quando cursava nos Estados Unidos e que ali mesmo e naquele mesmo ano, iniciara o estudo “do rico e volumoso material das notas, estudos, gráficos, mapas do mundo bíblico e muitos outros recursos didáticos dessa Bíblia de Estudo que continua em franca disseminação por toda a parte”. Nesta mesma entrevista, que fora publicada na edição de Agosto de 2009, ele conclui: “É uma grande aquisição da CPAD para o Brasil”.
As declarações do amado Pr. Gilberto, a quem tenho em grande estima – apesar de não conhecê-lo pessoalmente – embora me pareçam sinceras e desprovidas de qualquer compromisso específico com a divulgação da obra, causaram-me certo desconforto (e até perplexidade) ante a incoerência da CPAD, em lançar uma obra [Bíblia de Dake] antes apresentada pela própria editora como “não-recomendável”.
Em 1996, a Casa Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD), publicou, com aprovação do Conselho de Doutrina da Casa, o livro Cristianismo em Crise, de Hank Hanegraaff, que atualmente encontra-se na sua 4ª Edição. Na referida obra, o autor, além de expor os ensinos distorcidos e as heresias de muitos dos falsos profetas que hoje circulam em nosso meio, transcreve uma das declarações mais aberrantes de J. F. Dake: “Germes patogênicos que são rigorosamente aliados da obra dos demônios... são, na realidade, agentes materiais de Satanás que corrompem os corpos de suas vítimas. Nenhum remédio já foi encontrado que possa curar as enfermidades fora do sangue de Jesus Cristo. Nenhuma droga pode curar uma única enfermidade. Qualquer médico honesto admitirá que não há poder curativo nos medicamentos” (Cristianismo em Crise, Hank Hanegraaff, CPAD, 1996, pág. 278). A Bíblia de Dake (Dake’s Annotated Reference Bible) também é mencionada por Hanegraaff como uma Bíblia de qualidade questionável e, portanto, não-recomendável. E ele vai mais além ao afirmar: “Talvez a pior coletânea de falsos ensinos seja a popular Dake’s Annotated Reference Bible” (Cristianismo em Crise, Hank Hanegraaff, CPAD, 1996, pág. 278). Ao declarar isso, Hanegraaff cita o seguinte trecho extraído da Dake’s Annotated Reference Bible: “Deus... vai dum lugar para outro num corpo como o de todas as outras pessoas”. Segundo Hanegraaff, Dake ensina sobre Deus que Ele é apenas um “ser de tamanho ordinário. Ele usa roupas... come... descansa... habita numa mansão, numa cidade localizada num planeta material chamado Céu”. Hanegraaff ressalta ainda que na primeira página do novo testamento da Dake’s Annotated Reference Bible, Dake escreveu que Jesus “tornou-se o Cristo, ou seja, o ‘Ungido’, 30 anos depois de ter nascido de Maria” [Confronte esta afirmação com Lucas 2.11].
No livro de Hanegraaff a Dake’s Annotated Reference Bible é também acusada de fomentar uma antiga heresia medieval. Veja o que Hanegraaff escreve: “... os ensinos do triteísmo, anunciados pelos hereges da Igreja medieval, tem vindo novamente à superfície nos ensinos de pessoas como Benny Hinn e em publicações como A Bíblia Anotada de Dake”.
Inúmeras têm sido as manifestações e críticas à CPAD pelo lançamento desta obra tão controversa. Nos sites das Assembléias de Deus de Porto Velho, RO e Humaitá, AM, por exemplo, são listados inúmeros dos ensinos distorcidos de Finis J. Dake, em artigo publicado sob o título “Bíblia de Estudo Dake: Controvérsias de Heresias”. Em seu blog, o Pr. Robson Aguiar, Presidente do Campo das Assembléias de Deus filiadas a CADEESO em Abreu e Lima, PE, publicou uma tradução de um artigo originalmente escrito em inglês, onde lemos, dentre as inúmeras heresias ali mencionadas: “A Bíblia de Finis Dake é, sem dúvida, repleta de comentários questionáveis. Não é o material de leitura para jovens imaturos ou ministros cristãos sem discernimento. Tem verdade apenas o suficiente para fazer o seu erro parecer plausível e convincente”. Ainda neste artigo, é corroborado, aquilo que Hanegraaff menciona a respeito da influência que os ensinos de Dake exercem sobre os “mestres da Fé” (os proponentes da Confissão Positiva e da Teologia da Properidade): “Os mais polêmicos críticos americanos apontam a BAD [Bíblia Anotada de Dake] como ‘um dos mais populares compêndios de heresias’ já publicado nos EUA, além de reputar F. J. Dake como um dos principais pensadores que influenciaram os pensamentos fantasiosos de pregadores do movimento da fé e da prosperidade como Benny Hinn.” Como se não bastasse, somos informados ainda no referido artigo que Dake foi desligado das Assembléias de Deus nos Estados Unidos, após um escândalo sexual envolvendo uma garota de 16 anos de idade. [Mesmo que este lamentável episódio da vida pessoal de Dake não possa ser, talvez, diretamente associado às controvérsias em torno de seus ensinos, creio que o testemunho de vida de um homem que afirma ser um genuíno servo de Deus deve ser também pesado junto às demais evidências em favor ou contra ele (1 Timóteo 3.10)].
Apesar de tantas e tão bem documentadas evidências pesando contra a obra [Bíblia de Dake], e contra a CPAD, nosso amado Pr. e apologista Silas Daniel, autor da excelente obra A Sedução das Novas Teologias foi infeliz ao afirmar em seu blog, em resposta aos questionamentos de Sidnei Moura, que a CPAD retiraria da Bíblia Anotada de Dake todas as notas com ensinos distorcidos e não-ortodoxos, pois segundo o Pr. Silas, a condição acertada entre a editora e os detentores dos direitos sobre as notas foi de que a CPAD teria total liberdade para isso. Veja o que o Pr. Silas escreveu a Sidnei [transcrevo abaixo toda a mensagem, extraída do Blog do Pr. Altair Germano]:

Caro Sidnei, a Paz do Senhor!
Obrigado pelas palavras de apreço e motivação. Quanto à sua preocupação, ela procede, mas pode ficar tranqüilo: os erros doutrinários já eram conhecidos e foram devidamente retirados. Devido ao seu compromisso com a ortodoxia bíblica, a CPAD não publicaria a Bíblia Dake no Brasil se tivesse de publicá-la com seus equívocos. Os detentores do direito de publicação da obra de Dake autorizaram a CPAD retirar da Bíblia Dake os erros doutrinários.
Ademais, apesar dos pequenos trechos equivocados da obra (e já retirados), a Bíblia Dake é uma relevante obra com conteúdo enriquecedor, por isso a importância de sua publicação no Brasil. A título de comparação, tomemos o caso da Bíblia Scofield (que está para ser relançada no Brasil por outra editora): ela era uma boa Bíblia (apesar de não ter tantas notas explicativas como outras Bíblias de estudo que vieram após ela), mas continha erros também – como é o caso da nota que explica o episódio entre Saul e a pitonisa de En-Dor. Nem por isso a Bíblia de Scofield deixa de ser reconhecida como uma boa Bíblia de estudo, principalmente para a época em que foi lançada, quando era pioneira entre as Bíblias de estudo. Agora, imagine uma Bíblia de estudo rica, muitíssimo rica, e com o adendo de que as únicas “viagens” de seu autor foram devidamente retiradas. Pensou? É a Bíblia Dake.
Abraço!
27 de Julho de 2009 16:33

Entretanto, apesar do alegado compromisso assumido pela CPAD, em retirar “os erros doutrinários”, segundo palavras do próprio Pr. Silas Daniel, não foi o que constatei ao adquirir a obra, cujas notas venho cuidadosamente analisando há aproximadamente dois meses. Além disso, se o problema pudesse ser de fato resolvido, simplesmente retirando-se aquilo que não está de acordo com a ortodoxia bíblica, todas as obras heterodoxas de todo e qualquer segmento religioso, inclusive não-cristão, poderão facilmente ser reeditadas e utilizadas pelo povo evangélico. Quanto à comparação que o Pr. Silas faz entre a Bíblia de Dake e a tradicional Scofield, relançada no Brasil pela editora Holy Bible, onde ele menciona uma única passagem aparentemente questionável na Scofield com objetivo de nivelá-la à Bíblia de Dake, não se sustenta de modo algum, uma vez que se seguirmos este princípio, NENHUMA BÍBLIA DE ESTUDO É CONFIÁVEL E, AO MESMO TEMPO, TODAS SÃO, pois como eu disse anteriormente, basta que retiremos os conteúdos heterodoxos de qualquer material publicado por uma seita, por exemplo, e poderemos utilizá-lo até mesmo em nossos cultos. De fato, a questão em si não é esta, pois creio que há limites toleráveis para as interpretações humanas em comentários do texto sagrado, desde que estas interpretações não entrem em confronto direto com as doutrinas bíblicas fundamentais e venham, com isso, promover confusão no seio da igreja, afastando os crentes da simplicidade que está em Cristo [2 Coríntios 11:3]. O fato é que a Bíblia de Dake extrapola estes limites em muitos aspectos e isso não é nada saudável para o corpo de Cristo.
Abaixo, passo a listar alguns dos problemas (desde ensinos distorcidos e fantasiosos até mesmo a graves heresias) que encontrei nas notas da Bíblia de Dake, lançada pela CPAD. [Até o exato momento, fico a me perguntar como estes detalhes passaram despercebidos (se é que assim se deu!) à revisão do Conselho de Doutrina.]

Relação de Notas e Estudos Temáticos da Bíblia de Estudo Dake (Cpad - 2009) que, a meu ver, apresentam ensinos controvertidos e até mesmo heresias
1. Gn. 11.5a – DEUS VAI DE UM LUGAR PARA OUTRO COMO QUALQUER PESSOA.
2. 44 aparições de Deus, item 11 (Estudos Temáticos, p. 88-89).
3. Um Cristão precisa crer que (p. 72, item 7 – cada pessoa da Trindade possui o próprio corpo, alma e espírito).
4. Gn 4.10b – Estaria Dake ensinando a preexistência do homem?
5. A Torre de Babel, p. 87 – Dake ensina que os gigantes mencionados em Gn. 6.4 eram filhos dos anjos caídos e das filhas dos homens depois do dilúvio.
6. Jó 1.9a a 1.11a. (Segundo Dake, Deus se deixa CONVENCER por Satanás, as bênçãos e riquezas de Jó funcionavam como uma espécie de cerca que o protegiam das investidas de Satanás e Deus pode até ser ENGANADO por Satanás: “1.11a A proposta de Satanás para que Deus estendesse a mão e tocasse em tudo que Jó possuía era, na verdade, uma sugestão para que Ele retirasse sua mão protetora, para ele mesmo [Satanás] pudesse destruir a propriedade de Jó. Satanás e as forças do mal são os agentes da destruição, e não Deus. O único sentido em que Deus destrói é quando retira sua proteção e entrega alguém ao Diabo para que execute sua obra [...] Ele [Satanás] sempre será a causa da aflição e da destruição, [...] Satanás provoca os acidentes, enfermidades, doenças e calamidades, e então leva os homens a pensar que Deus é o causador dessas coisas. [...] A permissão de Deus não se iguala à obra que Satanás realiza quando essa permissão lhe é dada.”
7. Jó 2.7a – Segundo Dake, o texto deixa claro que Satanás é o autor e propagador de enfermidades entre os homens?
8. 74 acusações contra Deus, p. 855 – Dake insinua que Jó ACUSOU a Deus por aquilo que Satanás fizera a ele?
9. Semelhança explicada, p. 372.
10. As obras das mãos de Deus, p. 979 – Segundo Dake, a expressão dedos (no plural) referindo-se a Deus é sempre entendida literalmente.
11. 6 provas de que Jacó lotou com Deus, p. 94.
12. 10 provas de que houve luta corporal, p. 93.
13. A riqueza dos patriarcas, p. 94 – Dake ensina que Adão foi criado para dominar o sol, a lua e as estrelas.
14. Êx. 3.16b – Deus VIAJOU ao Egito?
15. Êx. 4.14f – Dake limita a onisciência de Deus.
16. Êx. 24.11c – Deus e os anjos comem e bebem LITERALMENTE?
17. Êx. 26.1e – Deus tem um trono exclusivo para realizar jornadas?
18. 2 grandes erros de Jó, p. 854.
19. Gn. 6.6a – Deus lamentou-se (arrependeu-se) LITERALMENTE?
20. Gn. 1.1a (ver também, “O passado sem data” (verso 2), p. 70 – Juízo e julgamento? Maldição?).
21. Batalhas nas regiões celestiais, p. 1195 – Estaria Dake ensinando sobre “espíritos territoriais”?
22. Sacrifício Completo, p. 1205 – Estaria Dake ensinando a morte ESPIRITUAL do Messias?
23. Mt. 7.8a a 11b.
24. Êx. 35.5a e 5b – Deus fica INDECISO?
25. Êx. 33.9b; 18a; 19a; 19b; 20a; 20b; 23b.
26. Êx. 34.5b.
27. Êx. 31.18c.
28. Êx. 35.33a.
29. 4 coisas ensinadas por essa parábola, p. 176.
30. Vendo Deus, p. 178.
31. Nm. 26.25a – Jó era filho de Issacar, filho de Jacó? (Ver também “Primeria menção de Satanás” (pág. 853), nota de Gn 46.13 e a introdução do livro de Jó)
32. Dt. 4.16a; 17a.
33. Dt. 8.12a; 18a.
Notas em que a expressão “domínio do homem” é usada por Dake:
1. Mt. 2.13c
2. Mt 4.8a – Satanás usurpou o domínio do homem (ver também Mt. 4.11a)
3. Mt 8.27 – Dake “especula” sobre a causa da tempestade? Segundo Dake, Satanás queria matar a Jesus.
4. Mt 4.17b – RESTABELECER o domínio de Deus?

(Análise ainda não concluída...)

*Nota de esclarecimento: Há dois meses iniciei esta pesquisa. Entretanto, meu tempo disponível para tal é escasso. De maneira, que o que é apresentado acima equivale talvez a umas duas semanas de trabalho intensivo. Faço questão de deixar claro que esta análise não está concluída. Não descarto, portanto, a possibilidade de (em alguns casos) ter cometido algum equívoco (se assim for, peço aos que se interessarem de investigar que me corrijam oportunamente a interpretação das notas). Também é importante ressaltar que há casos abaixo em que comprovadamente se verificam heresias. Além disso, gostaria de destacar que em vários aspectos a linguagem de F. J. Dake é muito semelhante à linguagem dos “mestres da Fé” e, isto ele deixa transparecer em muitas notas.

6 comentários:

  1. Saudações Cristãs Ir. Darius!

    Gostei da postagem. Se alguns comentaristas agissem da mesma maneira lá no Blog do Pr. Carlos Roberto (expondo os erros do Pr. Dake e refutando-os), com certeza haveria uma grande troca/colheita de conhecimento.

    A Web hoje é praticamente acessível nos grandes centros, sendo ela a mídia mais procurada para pesquisas. Por isso aqueles que se dizem Cruzados da Sã Doutrina deveriam explorar este recurso para expandir a Verdade quando a Mentira procura imperar, estragar, ferir ou até mesmo matar a Noiva, deixando de lado desafetos que possam haver.

    Como você, não possuo muito tempo para analisar a Bíblia Dake, mas antes de seu lançamento, já possuía o livreto que distribuíram na Livraria CPAD aqui de Manaus e constatei que havia algumas coisas estranhas. Mas qual autor não as tem?

    Infelizmente, grande parte de nosso povo pentecostal, neste caso, os assembleianos, ainda são leigos e cabe àqueles que sabem um pouco mais lançarem luz no caminho que estes irmãos estão a trilhar para que os mesmos possam livrar-se do falso ensino.

    Continue apenas na Palavra, expondo-a, ensinando-a, deixando sempre o Espírito Santo do Senhor ser o seu Guia nesta jornada tão árdua que é levar a Palavra de Deus ao Seu povo.

    No Amor de Cristo Jesus,

    Ir. Márcio Cruz

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Irmão Márcio, a Paz do Senhor Jesus!

    Muito obrigado por suas palavras de apreço.

    Quero que saiba que compartilho da mesma opnião do amado irmão quanto à responsabilidade que pesa sobre os ombros daqueles a quem Deus chamou a este ministério. Defender a pureza do evangelho de Cristo é tarefa de todo aquele que é nascido de novo. Lamentavelmente, poucos são os que hoje têm tido a devida coragem para fazê-lo.

    Desejo ao querido irmão e a toda a sua família um Feliz e Próspero Ano Novo e que as bençãos de Deus continuem a ser derramadas sobre sobre vós!

    Em Cristo,

    Darivan Castro.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor.
    Fico feliz por saber que existe pessoas compromissadas com a pureza do evangelho, adiquirir a BAD,e diante de tantos comentarios, com certeza terei o compromisso de estuda-la de forma minusiosa e cautelosa, separando do peixe as espinhas, e deixando que o Espirito Santo trabalhe em meu intimo e possa sondar todas as duvidas e que venha ainda ajudar aqueles que tem duvidas, quanto o verdadeiro significado do evangelho.
    a paz do Senhor Jesus Cristo...que possamos crescer sempre na fé.
    Acassio Gonçalves

    ResponderExcluir
  4. Olá, Acássio!

    Grato pela visita ao nosso blog!

    Fico imensamente feliz e grato a Deus por saber que aquilo que nos dispomos a pesquisar e escrever tem servido para trazer esclarecimento ao povo de Deus.

    Que o Senhor o abençoe e lhe conceda o discernimento necessário para prosseguir em sua caminhada rumo às mansões celestiais.

    Em Cristo,

    D. S. Castro.

    ResponderExcluir
  5. OLÁ QUERIDOS IRMÃOS; VC'S JA PARARAM PARA BENÇAR QUE TUDO ISSO NÃO PASSA DE UMA MANOBRA DE OUTROS AUTORES PARA PARAR A GRANDE VENDA DESTA OBRA? PODE TER CERTEZA QUE QUANDO FAZEMOS ALGO P/ DEUS MUITOS SE LEVANTAM CONTRA. POIS É AI QUE VEMOS QUE A OBRA DO SENHOR ESTA FAZENDO EFEITO. OBS. CUIDADO! POIS DA MESMA FORMA QUE SE MEDE, SEREMOS MEDIDO... FAÇA UMA PENEIRA, TUDO QUE FOR BOM QUARDE PARA SI, O RESTO JOGUE FORA E PRONTO. NÃO TEMOS QUE FICAR CRITICANDO. PODE ATE SER QUE ELE TENHA DADO AUGUNS DESLISES, MAIS AO MENOS ELE FEZ O IDI DE JESUS. COISA QUE MUITOS NÃO FAZEM. E FICAM AINDA CRITICANDO... FALA SÉRIO!!!

    ResponderExcluir
  6. A paz de Cristo aos amados.
    Paulo escreveu a Timóteo em sua 2ª Epístola,mais propriamente no cap.2,a partir do v.14 sobre a sã doutrina,alertando p/os enganadores,tais como Himeneu e Fileto,falando dos vasos p/honra e desonra.Não consigo entender alguém querendo desossar a Palavra p/separar o que é bom.A Palavra é prata escolhida;é lâmpada para os pés,luz para o nosso caminho.Em suma,a Palavra é a Palavra e ponto.
    Acorda crente.Jesus tá te chamando.Um abraço,amados.

    ResponderExcluir