Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Chamados para Sofrer

 
Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros... (João 15:18-20).
 
Todo cristão é chamado a sofrer por amor a Cristo. Não há exceções. Se esta verdade não está sendo vivenciada por alguém que se diz discípulo de Cristo, então há algo de errado com o seu cristianismo.
 
Primeiramente, devemos lembrar que há uma irreconciliável inimizade entre Cristo e o mundo. De igual modo, o mundo deve odiar todo aquele que decide seguir a Cristo, isto é, tornar-se Seu discípulo (João 15:18). Isto significa que um autêntico cristão, jamais deverá ser horando pelo mundo, a menos que seu testemunho não esteja de acordo com o que Cristo requer daqueles que decidem segui-Lo. Em segundo lugar, as palavras de Cristo não é o servo maior do que seu senhor” não fariam qualquer sentido se não experimentássemos efetivamente em nossa caminhada cristã as perseguições advindas daqueles que antes odiaram nosso Mestre e Senhor.
 
É importante esclarecer, que não estamos nos referindo às tribulações e dificuldades corriqueiras da vida de qualquer ser humano, que nada mais são do que as justas consequências de nossa rebelião contra Deus, mas sim dos ferozes ataques ao evangelho de Cristo perpetrados contra aqueles que desejam viver piamente para Ele (2 Timóteo 3:12: “E também TODOS os que piamente querem viver em Cristo Jesus PADECERÃO PERSEGUIÇÕES”).
 
Infelizmente, a grande maioria dos que se dizem cristãos hoje, têm mantido um vergonhoso “caso de amor” com o mundo, amando mais as honrarias e o louvor dos homens do que a Deus (João 12:43). Esses autointitulados “cristãos”, que em geral ocupam posições de destaque dentro de seu grupo, nunca saberão o que é sofrer pela causa de Cristo [e nem mesmo o admitem!], pois “seu estômago é o seu ‘deus’” e a desfaçatez de suas suaves palavras de lisonja apenas esconde sua covardia em assumir uma posição definida ao lado de Cristo e do evangelho. Assim como eles amam o louvor dos homens, assim também retribuem suas bajulações com a mesma atitude deplorável. Eles jamais tomarão a sua cruz para verdadeiramente seguir a Cristo, pois tal atitude demandaria impensáveis perdas, segundo o padrão confortável em que vivem. A estes, porém, as Escrituras fazem lembrar: “Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas qualquer que perder a sua vida por amor de mim [de Cristo] e do evangelho, esse a salvará” (Marcos 8:35).
 
Que Deus nos conduza sempre a um auto-exame de nossa consciência para com Deus, para vermos se realmente permanecemos na verdadeira fé (2 Coríntios 13:5), a qual, acima de tudo, envolve negarmo-nos a nós mesmos e declarar TODA a verdade de Deus com coragem e sem qualquer concessão, ainda que isso nos custe um alto preço!
 
D. S. Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário